Café com Psicanálise MAI/2019

Alcançar a infância: comunicar ou transmitir?”

O que se transmite sem comunicar? O que se comunica sem transmitir? Quais as camadas da comunicação poética? Como se afetam as crianças frente ao mundo e aos adultos?

No mês de aniversário do projeto TEMPO DE MORANGOS e do CAFÉ COM PSICANÁLISE, comemorando dois anos de percurso e desejo, vamos conversar sobre o tema “Alcançar a infância: comunicar ou transmitir?” com a psicanalista Rosa Maria Marini Mariotto e com a escritora Jaqueline Conte, com mediação de Josiane Orvatich.

Contamos com vocês para um bate-papo sobre essas e outras questões em torno do tema!

Jaqueline Conte é jornalista, poeta, pesquisadora e escritora de literatura infantil e juvenil. Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR (2019). Especialista em Economia Criativa e Colaborativa (ESPM – 2014/2015); em Produção e Gestão Editorial Multiplataforma (PUC-PR – 2016/2017); em Marketing e Publicidade (ISPG – 1999); e em Fotografia – Discurso Fotográfico (UEL – 1997). Leciona as disciplinas “Economia Criativa do Livro” e “Livro, Materialidades e Mercado”, no Instituto Dom Miguel, em Curitiba. Jornalista com 20 anos de atuação em mídia impressa, agências de comunicação e comunicação pública, coordenou a Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná por 12 anos. É integrante do núcleo gestor do coletivo de autores “Era  uma vez”, que atua na formação de leitores e na disseminação da literatura infantil e juvenil produzida em Curitiba. Autora do livro de poemas “Na casa amarela do vovô, Joaninja come jujubas” (Curitiba: MercadoLivros, 2016) e das obras “Passarinho às Oito e Pouco” (no prelo) e “Os Jornais de Geraldine” (no prelo).

Rosa Maria Marini Mariotto é Psicanalista, Analista Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do IPUSP. Autora do livro ‘Cuidar, Educar e Prevenir: as funções da creche na subjetivação de bebês’; co-organizadora e co-autora dos livros ‘Por uma (nova) psicopatologia da infância e adolescência’; ‘De bebê a sujeito: a metodologia IRDI nas creches’ e ‘Psicanálise e ações de prevenção na primeira infância’ todos da Editora Escuta.  Organizadora e co-autora do livro ‘Gênero e sexualidade na infância e adolescência: reflexões psicanalíticas’ da editora Ágalma.

Não é necessário inscrever-se. É só chegar.
Entrada gratuita.