Café com Psicanálise MAR/2019

O QUE QUER UM HOMEM?

Reflexões sobre o desejo e a identidade masculina

Abrindo o CAFÉ COM PSICANÁLISE 2019, receberemos o psicanalista Willian Mac-Cormick Maron e o escritor Cezar Tridapalli para um bate-papo sobre a masculinidade no mundo contemporâneo. É possível retratar o masculino? “O que quer um homem?” vem subverter a clássica pergunta sobre “O que quer uma mulher?”, identificada como lugar do enigma social. E o homem, qual o seu mistério?

A mediação é de Josiane Orvatich, idealizadora do projeto TEMPO DE MORANGOS – ARTE E PSICANÁLISE.

WILLIAN MAC-CORMICK MARON é psicólogo e psicanalista, mestre e doutorando em filosofia pela PUCPR, onde atua na linha de pesquisa “filosofia da psicanálise”. Coordenador do curso de pós-graduação em psicologia clínica e professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná. Coordena grupos de estudos e seminários sobre a relação entre psicanálise, identificação, política, cultura, arte e sociedade. Autor do livro “Do que é feito um líder? Uma leitura psicanalítica das coletividades e suas identificações” (Juruá, 2016) e coautor dos livros “Filosofia, religião e psicanálise” (Prismas, 2017) e “Amor, desejo e gozo” (Calligraphie, 2017).

CEZAR TRIDAPALLI nasceu em Curitiba, é graduado em Letras na UFPR, com especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUCPR) e mestrado em Estudos Literários (UFPR). É tradutor, professor do módulo de Experiência Estética (UP), de Literatura e Criação Literária. Participa de grupos ligados à psicanális e é autor de dois romances publicados: “Pequena biografia de desejos” (2011, 7Letras) e “O beijo de Schiller” (2014, Arte & Letra –  vencedor do Prêmio Minas Gerais). Pai da Olívia e do Gustavo. No momento traduz “O complexo de Telêmaco”, pela Editora Âyiné.

JOSIANE ORVATICH é psicóloga e psicanalista. Graduada e mestre em filosofia. Como editora, atuou na Juliette Revista de Cinema e, atualmente, no projeto Tempo de Morangos – Arte e Psicanálise. Coordena o evento “Café com Psicanálise” e o Grupo de Trabalho em Literatura “Dedo de Prosa”. Assina a coluna cultural “Cidade sem fim”, no Portal Curitiba em Destaque.

SERVIÇO:

Café com Psicanálise

Sexta-feira, 15 de março, 19h30

Local: Café Babette

Alameda Prudente de Moraes, 1101

Curitiba