Dedo de Prosa

Grupo de trabalho em literatura e psicanálise 

Em encontros na Livraria Arte & Letra, este grupo de trabalho tem o objetivo de reunir pessoas interessadas em discutir e construir relações possíveis (e impossíveis) entre literatura e psicanálise.

O grupo pretende ser um espaço para pesquisa, com elaboração de questões próprias a cada participante, possibilitando a criação e o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos.

O autor que abrirá o trabalho em 2018 é o norte-americano Edgar Allan Poe (1809-49). Contista e criador do moderno conto policial, também narra histórias fantásticas em diálogo com o gótico e o sobrenatural. Poe, com sua obra, aponta para o nascimento de uma outra racionalidade, já atingida pela estranheza.

A cada semestre um tema ou autor literário será escolhido para ser lido e debatido, juntamente com outros textos críticos e psicanalíticos.

 

Datas dos encontros | sextas-feiras, 10h às 12h

Agosto | 10 e 24                                                                                                                                   

Setembro | 14 e 28                                                                                                                               

Outubro | 05 e 19                                                                                                                                 

Novembro | 09 e 23                                                                                                                       

Dezembro | 07 e 14

 


Cronograma sugerido de trabalho

10 e 24 de agosto

O corvo (Poema/ Poe), Filosofia da composição (Ensaio/ Poe), A queda da casa de Usher (Conto/ Poe), Berenice (Conto/ Poe), O paradigma estético de Freud (Ernani Chaves) 

14 e 28 de setembro | Com Priscila Noro*

William Wilson (Conto/ Poe), Uma descida para dentro do Maelström (Conto/ Poe), O gato preto (Conto/ Poe), O estranho (Freud)

* No dia 28, receberemos no grupo a psicanalista Priscila Noro.

05 e 19 de outubro | Com Greicy Bellin* 

O homem da multidão (Conto/ Poe), O pintor da vida moderna (Baudelaire), O poeta e o fantasiar (Freud)

* No dia 05, receberemos no grupo a crítica literária Greicy Bellin.

09 e 23 de novembro

A carta roubada (Conto/ Poe), Os crimes da rua Morgue (Conto/ Poe), Seminário sobre A carta roubada (Lacan), O carteiro da verdade (Derrida)

07 e 14 de dezembro

A narrativa de A. Gordon Pym (Romance/ Poe)

 


Convidadas

Em 28 de setembro receberemos no grupo a psicanalista Priscila Noro.

Em 05 de outubro receberemos no grupo a convidada Greicy Bellin.

Priscila Noro é psicanalista, graduada em Psicologia pela PUCPR, especialista em Psicologia Clínica/ Psicanálise pela UTP-PR. Foi psicóloga do Hospital Cardiológico Costantini e colunista do Jornal Agora Paraná. Participante da APC – Associação Psicanalítica de Curitiba.

Greicy Bellin possui bacharelado em Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2007), sendo também mestre em Estudos Literários pela mesma instituição (2010). Desenvolve pesquisa sobre a obra de Edgar Allan Poe desde 2006, que resultou na tese de doutorado Modernidade, identidade e metrópole cosmopolita em Poe, Baudelaire e Machado de Assis, defendida em 2015 também na Universidade Federal do Paraná.

Possui uma série de artigos, alguns deles publicados nos Estados Unidos, a respeito das obras de Poe e Machado. Realizou estágio pós-doutoral em 2016 na UFPR, e concluiu o pós-doutorado em 2018 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo conduzido uma pesquisa sobre as relações de confluência entre Poe e Machado.

Sua tese, intitulada From European Modernity to Pan-American Literary National Identity: Literary Confluences Between Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire and Machado de Assis, foi publicada no primeiro semestre de 2018 pela editora Peter Lang, Oxford. É professora do mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), e pesquisadora colaboradora da Universidade de Lisboa, Portugal.        

 


Informações

Dedo de prosa – Grupo de trabalho em literatura e psicanálise

Local: Livraria Arte & Letra, Curitiba

Horário: 10h às 12h

Datas (sextas-feiras): 10 e 24 de agosto, 14 e 28 de setembro, 05 e 19 de outubro, 09 e 23 de novembro, 07 e 14 de dezembro

Valor mensal: R$ 120

Inscrições: contato@tempodemorangos.com.br

 

Coordenação de grupo: Josiane Orvatich

Organização: Tempo de Morangos – Arte e Psicanálise