Café com Psicanálise NOV/2018

O Café com Psicanálise de novembro irá debater o texto de Freud, “O estranho”, e a obra do escritor Edgar Allan Poe, a partir da experiência de trabalho em literatura e psicanálise que vem acontecendo no grupo Dedo de Prosa.

A psicanalista Priscila Noro será uma das convidadas e irá conversar sobre “O estranho, o fantástico e Edgar Allan Poe”. A crítica literária Greicy Bellin é nossa outra convidada com o tema “Edgar Allan Poe: narrativas extraordinárias”.

Suspense, atmosfera noir e gótica, efeito de estranhamento, narrativa policial, modernidade, novas hegemonias culturais, identificações e o feminino são alguns dos temas que percorrem a obra de Poe, a qual Lacan se dedicou a partir do texto “A carta roubada”.

As convidadas

PRISCILA NORO é psicanalista, graduada em Psicologia pela PUCPR, especialista em Psicologia Clínica/ Psicanálise pela UTP-PR. Foi psicóloga do Hospital Cardiológico Costantini e colunista do Jornal Agora Paraná. Participante da APC – Associação Psicanalítica de Curitiba.

GREICY BELLIN possui bacharelado em Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2007), sendo também mestre em Estudos Literários pela mesma instituição (2010). Desenvolve pesquisa sobre a obra de Edgar Allan Poe desde 2006, que resultou na tese de doutorado Modernidade, identidade e metrópole cosmopolita em Poe, Baudelaire e Machado de Assis, defendida em 2015 também na Universidade Federal do Paraná.

Possui uma série de artigos, alguns deles publicados nos Estados Unidos, a respeito das obras de Poe e Machado. Realizou estágio pós-doutoral em 2016 na UFPR, e concluiu o pós-doutorado em 2018 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo conduzido uma pesquisa sobre as relações de confluência entre Poe e Machado.

Sua tese, intitulada From European Modernity to Pan-American Literary National Identity: Literary Confluences Between Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire and Machado de Assis, foi publicada no primeiro semestre de 2018 pela editora Peter Lang, Oxford. É professora do mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), e pesquisadora colaboradora da Universidade de Lisboa, Portugal.

O CAFÉ COM PSICANÁLISE tem produção de Tempo de Morangos – Arte e Psicanálise, apoio cultural de Café Babette e coordenação de Josiane Orvatich.

SERVIÇO:

Café com Psicanálise
QUINTA, 08 de novembro, 19h30
Local: Café Babette
Alameda Prudente de Moraes, 1101, Centro, Curitiba
Mais informações: contato@tempodemorangos.com.br

Entrada Gratuita. Não é necessário inscrição.