Café com Psicanálise OUT/2018

Em 4 de outubro, às 19h30, vamos receber a psicanalista Rosane Zétola Lustoza e o escritor Rodrigo Tadeu Gonçalves para discutir o tema da infidelidade: afinal, a quem ou a quê somos fiéis? Rosane irá questionar o sentido da traição em psicanálise e debater como seria possível uma ética da fidelidade ao desejo, enquanto Rodrigo, também tradutor e portanto próximo das traições das palavras, sempre estrangeiras, irá percorrer a infidelidade das memórias, a partir de seu último livro de poemas, “Quando o verão”.

 

“Da traição ao desejo: problemáticas do infiel”, com Rosane Lustoza

“Memória infiel”, com Rodrigo Gonçalves

 

ROSANE ZÉTOLA LUSTOZA é Doutora em Teoria Psicanaĺitica pela UFRJ, professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFPR.

RODRIGO TADEU GONÇALVES é professor de Língua e Literatura Latina na UFPR, diretor da Editora UFPR e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Traduziu, entre outros, John Milton, Ovídio, Terêncio e atualmente traduz Lucrécio. Autor de diversos livros sobre linguagem, literatura e tradução, como “História concisa da língua portuguesa” (2014, Vozes, em co-autoria com Renato Miguel Basso), “Performative Plautus: sophistics, metatheater and translation” (Cambridge Scholars Publishing, 2015). Publicou em 2017, em co-autoria com Guilherme Gontijo Flores e fotografias de Rafael Dabul, a coletânea de ensaios “Algo Infiel: corpo, performance tradução” (Cultura & Barbárie/n-1) e em 2018 o livro de poesias “Quando o verão” (Kotter/Patuá), também com fotografias de Rafael Dabul.

O Café com Psicanálise tem produção de Tempo de Morangos – Arte e Psicanálise, apoio cultural de Café Babette e coordenação de Josiane Orvatich.

 

SERVIÇO:

Café com Psicanálise

QUINTA, 04 de outubro, 19h30

Local: Café Babette

Alameda Prudente de Moraes, 1101, Centro, Curitiba

Mais informações: contato@tempodemorangos.com.br

Entrada Gratuita. Não é necessário inscrição.